MENU instas

Image Map

Você conhece Anne Frank?

quinta-feira, 24 de março de 2011


Vocês conhecem Anne Frank?
Tenho certeza de que muitas de vocês já ouviram falar dela,mas será que vocês realmente conhecem a pequena Anne Frank? Não sou muito de lançar "sessões cultura" aqui no blog, mas diante de uma história como essas, não há como deixar passar. Gostaria mesmo que o mundo inteiro conhecesse essa menina, hoje, uma das pessoas mais admiradas por mim na história do mundo. Anne Frank viveu em Amsterdã durante o período da segunda guerra mundial na pele de uma menina judia de 13 anos. Era uma garota como nós, vaidosa, apaixonada, um baúzinho de sonhos e planos para seu futuro. Levava uma vida muito boa, tinha uma ótima condição financeira, frequentava bons colégios e vestia boas roupas. Até que enfim estourou a guerra. A segunda Guerra Mundial, o evento mais trágico da história da humanidade, e infelizmente, nossa querida Anne Frank foi mais uma das inúmeras pessoas que perderam suas vidas pelas mãos de alemães nazistas. No livro, Anne relata seus maiores segredos, medos e sonhos, afinal, trata-se de seu diário pessoal que mais tarde veio a ser publicado por seu pai.

A história começa antes da Guerra. Anne conta a Kitty (é assim que ela chamava o diário rs) suas aventuras de criança, suas amizades e inimizades na escola e problemas rotineiros. Quando a Guerra explode, seus pais, sua irmã mais velha, e mais quatro judeus, tentam escapar dos campos de concentração se escondendo em um anexo no antigo escritório do pai de Anne. A partir de então, a menina passa a relatar o dia a dia das oito pessoas no anexo, que por serem tão diferentes, viviam entre amor e ódio, brigando e se acertando, se aturando a cada dia, mas sempre tentando se proteger. Segundo Anne Frank, nunca houve um dia em que as pessoas do anexo acordaram ou dormiram sem medo de serem ouvidos e descobertos.


É uma história sem igual. Tive o prazer de viver parte dela quando estive em Amsterdã no mês passado, onde visitei o antigo escritório do Sr. Otto Frank, e o famoso anexo. Foi muito emocionante e muito triste andar por aqueles quartos e salas e imaginar quanta dor e sofrimento aquelas paredes suportaram.

Este é o diário original. Estava escrito lá alguma coisa do tipo "no photos please", mas quem aqui é obrigado a saber falar ingres né? hahaha


O que mais me cativou foi ver como Anne era uma menina levada, inteligente e sem papas a língua. Me identifiquei demais com ela, somos muito parecidas! Ela escreve com tanta espontaneidade, tanta naturalidade que você consegue até mesmo dar boas gargalhadas, mesmo em um cenário tão sombrio. "Ser infeliz não leva a lugar algum", é o que ela diz. Apesar de tudo, Anne foi uma menina muito feliz.

O fim da história creio ser de conhecimento geral, não há suspenses. Anne e os habitantes do anexo são descobertos e levados para um campo nazista na Bélgica. Não se sabe ainda quem os denunciou, mas creio que esta pessoa está agora queimando no mármore do inferno (né Jade?). Todos foram mortos nos campos, exceto seu pai. Anne foi a última a morrer, perdendo a vida para uma doença que contraiu no local, apenas a dois meses do fim da Guerra. Por tão pouco!!

Não sei quanto a vocês, mas esta história me fascina. Estou lendo o livro "O diário de Anne Frank" que encontrei no próprio museu de Anne Frank em Amsterdã à venda em português brasileiro (importante ser brasileiro né! Ninguém merece ler raparigas...). No museu também pode-se assistir a vídeos gravados por Otto Frank, falando sobre sua filhinha escritora, assim como depoimentos de amigas próximas da menina. O livro por si só já é emocionante. Por mais coração de gelo que alguém possa ser, não tem como não derramar lágrimas folheando suas páginas, ainda mais depois de ter subido e descido todas as escadas do famoso esconderijo. A senhorita Qua-quá-quá (seu professor da escola a chamava assim porque era uma menina extremamente faladeira) conseguiu mexer comigo. Estou apaixonada pela garotinha de língua afiada!

Por mais linda que seja Amsterdã, essa foi sem dúvidas a minha parte favorita da cidade. Imperdível!


Meu conselho do dia: leiam O diário de Anne Frank.
Para as extremas fashionistas, devo dizer que o livro mostra, por muitas vezes, uma Anne altamente preocupada com sua aparência, a qualidade de suas roupas e o quão caras elas são! rs

PS. as fotos foram todas tiradas por mim, os textos em questão são parte da decoração do local.

Beijinhos

Aline

25 comentários:

  1. Aline!!!!Carambola!!! eu li esse livro..e vou te conatr, pense num livro que n sai nunca mais de vc..é uma história tão tão..SEM PALAVRAS! A Anne descreve tudo com tanta clareza, que vc se sente parte do ambiente..e em alguns momentos, parece que estamos lá com ela. Qnd for a Amsterdã, quero muito conhecer o esconderijo..bejú! p.s: adorei o "momento cultura" =)

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Anne Frank. É meu livro favorito, já li 3 vexes :)
    Quero mto conhecer o museu...

    Beijos e lindo post!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Aline, visitei a casa dela em Setembro e sai de la com lagrimas nos olhos. Comprei o livro e todos os dias antes de dormir leio uma passagem do diario dela. Ela fala do sofrimento dela com um sutil toque de comedia...
    Bjs
    Eri

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro é fantástico! Parabéns pela indicação, tenho certeza que mudará a vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu li esse livro há muito tempo!!!! muito lindo mesmo! Adorei o post!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa ANNE....
    Li e reli este livro tres vezes e é impossivel não chorar ao final e pensar assim como vc Line.. foi por tão pouco tempo.... =(
    Que a alma dela esteja em ótimo lugar
    AMOOOOAAAAA

    ResponderExcluir
  7. Aii Aline, vendo suas fotinhas, e lembrando da minha Eurotrip, que saudadess!!! E sorteee a sua, quando eu fui nao deixaram entrar com maquina, nem nada..eles confiscaram tudo na entrada.
    Amei o momento cultura !! Angelica

    ResponderExcluir
  8. Eu quero mto comprar esse livro. Parece ser sensacional!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Vi o filme e estive na Casa de Anne Frank. Agora você entende, né Aline, porque eu sempre falei tanto dessa menininha. Ela realmente foi muito especial! TE AMO!!!
    Mamy

    ResponderExcluir
  10. Sempre leio o seu blog mas nunca comento nada... Sou de Campinas e em Julho passado tb adorei conhecer a casa da Anne Frank... chorei d+ la... Ja tinha lido o livro qnd era criança, foi um dos 1.os livros q li e lembro perfeitamente ate hj... (tenho 28 anos) Umas semanas atras assisti um seriado dela no youtube, acho q tem 20 episodios, vale a pena MESMO assistir, nao tem como nao se acabar de chorar!!! chama "Anne Frank: The Whole Story" (so achei sem legenda) xoxo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. oi Line
    nossa adorei conhecer um pouco sobre ela
    quero o livro agora hihi

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline... adorei essa dica ... me encantei pela frase dela "Eu sei o que quero,eu tenho um objetivo, tenho opiniões, uma religião e amor" me identifiquei muito com essa frase...Bjos
    Luh Costa / Votorantim/SP

    ResponderExcluir
  13. Nossa a história deve ser super emocionante! Parabéns pelo post cultural! A fraser "Ser infeliz não leva a lugar algum" é linda e verdadeira!
    Bjus, Aspectho
    www.lojaaspectho.com.br

    ResponderExcluir
  14. Aline, esse post ficou emocionante, delicado e sensível tal como o livro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi a historia dela e eh emocionante!!!

    ResponderExcluir
  16. Se vc nao esta acostumada a fazer posts culturais , faça isto e o ligue a moda vc vai perceber que seu blog vao bombar !!!!!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é maravilhoso!
    Anne, apesar da idade era uma mulher de verdade.
    Linda!

    ResponderExcluir
  18. Já lii praticamente todas as versões do livro , é bom demais

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline, ótima dica viu! Adorei ver as fotos do local e espero um dia também poder visitar... já li este livro a 8 anos atrás e até hoje me lembro muito bem da história, foi bem marcante para mim, até pq fiquei meio angustiada e ansiosa a medida que ía lendo o livro. A narração de Anne é tão emocionantes de ler que parece que vc está vivendo tudo junto com ela.
    Bjs, Mary

    ResponderExcluir
  20. Como vc conseguiu tirar essas fotos? Já fui lá 2x, tirei varias fotos (tentando fazer escondido) na hora de sair, o segurança me mandou apagar todas, e na frente dele, pq era proibido... :(
    Post lindo, história comovente.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  21. Essa História é muito tocante.
    O filme já foi passado na tv;Mas gostaria mesmo
    é de ler o livro deve ser muito melhor,até porque prefiro a leitura.
    Beijinhos, Suzana Castro.

    ResponderExcluir
  22. Eu ja li e demais..
    bj
    http://www.alfinetesdemorango.com

    ResponderExcluir
  23. aaaaaai, amo essa historia!
    não cheguei a ler o livro mas vi o filme e amei e me emocionei muuuito! essa menina era uma fofa! amei a materia, hahaha! beijinhoss Flavinha (igreja. nunca sei colocar meu nome aqui! hauhuauhahua)

    ResponderExcluir
  24. stock- "estoqui", super star- "super estar" ahahahahah

    ResponderExcluir